VIZUALIZAÇÕES

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Poema da Flor no Deserto


Uma flor em meio ao deserto
ladeada por pedras ressequidas
envôlta ao pó...

A flor aspira à água fresca,
deseja com ardor a misericórdia
que permitirá recompor-se

Diz a si mesma, no íntimo de seu coração:

"Tivesse eu asas como a pomba,
voaria para um lugar de repouso,
ir-me-ia bem longe morar isolada,
apressar-me-ia em buscar um abrigo
contra o vendaval tempestuoso" (cf. Salmo 54 (55), 7-9)

O desamparo e o desconsolo
lhe fazem agora companhia,
as lembranças lhe causam tristeza
e no futuro não antevê alegria.

Um dia em que se ia distraída,
lhe ocorreu uma ideia,
a princípio, corriqueira:
"Meu Deus me ama!
 Nossa que surpresa!

O Deus, que me teceu,
costura, hoje em seu coração,
desejos a meu respeito;
me sinto até sem jeito!

Meu Deus me olha,
me mira decidido,
me sonha imergida em águas mais profundas
Mergulhada no sentido da existência:
Sua essência!"

As mágoas, amarguras,
coisas duras que escutou e que são pesos
tudo isso se desfaz,
vão aos poucos dissolvendo-se
dando lugar ao que realmente vale a pena:
a conformação a Cristo de maneira plena!

Eis que surgem tempos novos
que aos poucos mostram a sua presença!
Tempos de vida, vitórias,
de alegria e paz intensas!

"Não quebrarei o caniço rachado
nem apagarei a mecha que ainda fumega
até que faça triunfar a justiça
até que estabeleça a vida eterna.
Em meu nome, as nações pagãs
porão sua esperança,
a justiça reinará no tempo de bonança." (cf. Isaías 42, 3-6)

E a flor que era triste,
ressecada, sem encanto,
sem perceber,
foi aos poucos se tornando
Na flor mais linda que já existiu!

(Gustavo Monteiro Gonçalves - 11/09/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário