VIZUALIZAÇÕES

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Preciso emagrecer porque a porta é estreita!

      Para entrar na porta estreita do Céu, preciso emagrecer espiritualmente.
      E como se emagrece FISICAMENTE?
   Evitando ao máximo comer besteiras, alimentando-se de forma saudável nos horários indicados e fazendo exercícios físicos regularmente!
     Podemos fazer uma analogia interessante entre o mundo físico e o mundo espiritual: no mundo espiritual, "as besteiras alimentícias" são as músicas que falam porcarias, as cenas indecentes que vemos e nos complacemos na TV, nas redes sociais... Tudo isso são besteiras que ingerimos e, como dizia a minha professora de Química Inorgânica: "Você é aquilo que você come; se você só come porcarias, você é uma porcaria!"
      Os "exercícios físicos" do mundo espiritual são a oração, a esmola (e "esmola" não é apenas o trocadinho que damos aos moradores de rua, é a fé traduzida em atos; é o sair de nós mesmos em direção ao outro, é reproduzir, na vida, as feições de Jesus, amar como Jesus amou, viver como Ele viveu, sorrir como Ele sorria, sentir o que Ele sentia, é todo esforço de ser uma atualização de Cristo na história) e o jejum (que não é apenas deixar de comer algumas horas um vez por semana e sim o conjunto de privações voluntárias que fazemos para disciplinar a vontade). Todas as três "atividades físicas do espírito" - oração, esmola e jejum - precisam ser acompanhadas por um diretor espiritual, que exerce a mesma função que o preparador físico de um atleta. O diretor espiritual deve ser alguém experimente que nos ajude a alcançar o nosso maior objetivo que é a santidade!
     Já reparou que conforme você leva a sério a sua disciplina nas atividades físicas, você naturalmente passa a comer de forma mais saudável, que uma coisa puxa a outra? Isso acontece por uma razão muito simples: se você consome alimentos com baixo valor nutricional, você perde rendimento no esporte. Com o plano espiritual também é assim: quanto mais estamos empenhados nas "atividades físicas do espírito", menos "besteiras espirituais" comemos, mais temos força de vontade para não ceder a pequenos prazeres que atrasarão nossos resultados, que nos darão preguiça espiritual.
     Precisamos passar pela porta estreita, o Senhor disse isso (em Mateus 7, 13) e Ele não engana. Precisamos nos esforçar, mas com a fé de que Deus sempre leva em consideração a honestidade no processo. A frase: "De boa intenção, o inferno está cheio." é mentirosa, não é bíblica. O que a Sagrada Escritura realmente diz é que: "O homem vê a aparência, mas Deus olha o coração." (I Samuel 16, 7). Percebe a diferença?
      A nossa luta pela santidade empolga outras pessoas, assim como acontece no esporte. Talvez você seja a inspiração que falta na vida de alguém! 
      Um escritor africano chamado Albert Camus dizia que "todas as infelicidades dos homens provêm da falta de esperança". 
      Enquanto há vida, há esperança! 
      Bora lutar!

2 comentários: