Uma pessoa em uma Igreja Católica, ajoelhada aos pés da imagem de Santa Rita de Cássia, por exemplo, é observada por três diferentes pessoas:
A primeira é um cristão de origem protestante. Este, olhando de fora, vê a atitude, de ajoelhar perante uma imagem de santo, como uma idolatria que brada aos Céus!
A segunda é um católico que não conhece direito a história dos cristãos, não estudou sobre a sua fé. Para este, ver uma pessoa ajoelhada diante de uma imagem na Igreja é algo comum, cultural, é uma coisa que alguns fazem, como jogar no jogo do bicho ou torcer pelo seu time de futebol tomando cerveja em um bar; nestas situações, o que importa é a fé da pessoa, mas aqui, a palavra fé tem o sentido de "mentalizar que vai dar certo!"
A terceira pessoa é um católico que conhece a história de vida de muitos amigos de Jesus que o amaram a ponto de ter atos heroicos, a estes a Igreja chama de santos e canoniza (a palavra "canonizar" significa "entrar no canon" ou, falando de forma mais simples, "fazer parte da lista"). O substantivo "santo" não é o mesmo que "Santo dos santos" - este ultimo é apenas atribuído a Deus. O substantivo "santo" é o mesmo usado pelo profeta Daniel (em Daniel 7, 21) ao se referir aos fiéis perseguidos ou o modo de falar do apóstolo Paulo aos Coríntios (1a Coríntios 6, 1) e também aos Efésios (capítulo 1, versículo 18), aos Filipenses 4, 21 ou mesmo Colossenses 1, , sem falar no autor da Carta aos Hebreus 13, 24 ou o relato do apóstolo João em Apocalipse 13, 7.
Um católico que estudou a história dos mártires, que sabe as razões pelas quais eles deram suas vidas, ao olhar outro católico ajoelhado aos pés de uma imagem de santa ria, se enche de ternura por ver alguém que crê na comunhão dos santos, na integração do corpo místico de Cristo formado pela Igreja militante - nós aqui na Terra - e a Igreja Triunfante - os que estão no Céu aguardando a ressurreição da carne, conforme diz em apocalipse 6, 10.
Este, ao mesmo tempo se condói porque talvez este fiel não saiba ainda com quem ele está falando, qual o sentido de rezar para uma imagem dentro da igreja, talvez este fiel seja mais um que foi vitima da falta de explicação, de alguém zeloso que o ensinasse, revelasse o sentido de sua fé.
Contudo uma coisa é certa: ter aversão, ter hostilidade a intermediários para se achegar a Jesus é vantajoso para o Maligno; da mesma forma que a ideia de que "todos somos iguais" é vantajosa para os comunistas. O "não servirei" sempre começa no "eu só preciso de Deus".
É preciso ser humilde para achar o caminho; penso que a porta estreita do Céu é a humildade, da qual o Senhor Jesus é o modelo perfeito; para entrar no Céu, é preciso amar como Ele amou (João 15, 12), é necessário ser humilde, ver Deus ensinando através das crianças (Lucas 18, 16-17), de uma viúva indefesa (Marcos 12, 42-44) de uma flor (Mateus 6, 28-30) ou de um simples passarinho (Mateus 6, 26).
Deixo uma pergunta para refletirmos baseados no wue acabei de escrever: porque a fé vem pelo ouvir e não vem pelo ler?
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