VIZUALIZAÇÕES

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Porque Jesus precisou morrer na cruz

     Deus é todo-poderoso naquilo que é de sua alçada, ou seja, Ele é onipotente na beleza, na bondade, na verdade, no amor, na simplicidade, etc. "Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém." (Tiago 1, 13). Para adentrar o reino da morte e dele resgatar aqueles que jaziam nas trevas (nós, no caso), era necessário que Jesus viesse ao mundo como homem de carne e osso, anunciasse a salvação por meio de obras (curas) e palavras, morresse e ressuscitasse. Essa é a razão pela qual Jesus precisou morrer na cruz: ele precisava ser inserido no reino da morte sem ter que cometer pecado para isso. Como estava escrito: "aquele que é pendurado (no madeiro) é um objeto de maldição divina" (Deuteronômio 21,23), "Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornássemos justiça de Deus." (2a Coríntios 5, 21). 
     O único meio de penetrar o reino de Satanás e arrancar de suas garras os seres humanos era entrando pela porta da maldição da cruz. Se Jesus viesse como ser humano e fosse arrebatado aos céus como Elias ou Henoc, por exemplo, Ele não derrotaria a maldade, pois não acessaria o inferno para acorrentar o Diabo. 
     Deus é inacessível ao mal enquanto pecado (Deus nunca faz maldades), mas adentrou o reino maligno para aprisionar o demônio e sepultá-lo eternamente quando regressar pela segunda e última vez. Ainda não eliminou-o plenamente (apenas estabeleceu limites à ele - como um cão preso a uma corrente) porque precisa de um critério, de uma peneira, pela qual separa quem o ama gratuita e incondicionalmente, e quem o "ama" por interesse e até certo ponto. O critério escolhido é a fé: crer sem ter visto, sem benefício, sofrer injustiças, humilhações e mesmo assim dizer com sinceridade: "- Meu Deus, eu não te entendo, mas mesmo assim confio em Ti." Se Deus se mostrasse em toda a sua beleza e augusta majestade todos iriam à Ele, os puros e os interesseiros, e essa distinção não seria feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário