VIZUALIZAÇÕES

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O quanto somos livres?

     Semana passada escutei um amigo meu questionar algo que há muitos anos eu também me perguntava:
"Será que no fim, quando Jesus voltar, todos sem excessão alguma, serão purificados, transformados e levados para o Céu? Se Jesus morreu por todos, como, então, alguns serão condenados? O preço do sacrifício de Jesus não é suficiente para quitar os pecados de todo e qualquer ser humano?"
     Pois bem! Eu pergunto você:
"O que você tem que realmente lhe pertence? O que você possui que não seja sustentado pela Graça Divina?"
     É o Senhor quem tudo mantém: o ar que respiramos, o corpo que temos, a água que nos sacia, o alimento que nos nutri, o sol que nos aquece, o planeta que nos abriga, o universo...
     A criação subsiste porque Deus renova tudo a todo instante. Existe apenas uma coisa que não pertence a Deus: a liberdade de cada pessoa. Deus concedeu a liberdade aos seres humanos de maneira irreversível. Por isso, a única retribuição verdadeira que podemos oferecer a Deus é usar a nossa liberdade para servi-lo e glorificá-lo.
     Só o Senhor pode "medir" o quanto somos livres para pecar ou não pecar, para continuar num vício ou sair dele, para ofender a uma pessoa num momento de raiva ou para ficar em silêncio, para perdoar quem nos magoou ou para reter a ofensa. Só Deus pode avaliar o contexto do pecador desde o momento de sua concepção até a hora de sua morte. Só o Senhor tem a capacidade de colocar na balança todas as variáveis possíveis.
     A parte que nos cabe é renunciar o demônio e o pecado. É beber do Espírito Santo através de filmes católicos (aí à direita desta página, há uma lista com vários deles), da leitura da Bíblia, de pregações (aí ao lado também tem diversas opções), de orações e de obras de caridade (como o movimento vicentino ou a contribuição financeira para uma obra assistencial, por exemplo).
     Se você quer ir para o Céu lute, busque, se esforce. Deus salvará você não porque você merece, mas porque você correspondeu à graça dEle segundo as capacidades que você recebeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário