"Se a mulher desce daquele trono real, a que foi elevada pelo Evangelho dentro de casa, ela rapidamente volta à antiga servidão e degradação sob o domínio do homem, como se via nos tempos do paganismo." (Papa Leão XIII - Arcanum Divinae Sapientiae, 1988)
VIZUALIZAÇÕES
sexta-feira, 13 de junho de 2025
sexta-feira, 6 de junho de 2025
Explicação Sobre o Sofrimento, a Partir de Exemplos
Hoje me ocorreu a lembrança de um vídeo que vi em que um professor, especialista em desenvolvimento de Inteligência Artificial, falou sobre uma experiencia que teve em sala de aula. Ele dividiu a classe em dois grupos, solicitando a um que fizesse um trabalho de história usando Inteligência Artificial e ao outro que usasse os recursos de biblioteca, livros, etc.
No dia seguinte o primeiro entregou o trabalho e uma semana depois o outro o fez; ambos trabalhos obtiveram um resultado parecido.
Passado um mês, o professor perguntou o que ambos haviam aprendido com a tarefa. O primeiro grupo não se recordava do que aprendera com o trabalho, porque fizeram-no muito rapido; o outro, que demorou bem mais para entregar, lembrou de detalhes e também do conhecimento que obtiveram através da pesquisa.
Esta experiência levou a conclusão de que o ser humano, em geral, necessita de sofrimento e de tempo, para compreender certas coisas.
Esta conlusão da pesquisa me fez rfefletir que Deus, o sumo bem, respeitando nossa condição humana, precisa também do tempo e da permissão do sofrimento para que realize a satisfação dos anseios de nossos corações.
Outro exemplo sobre essa reflexão é um fato interessante sobre o processo de transformação da lagarta em borboleta.
Para sair do casulo, a borboleta precisa passar por um espaço muito estreito; parece que há um sofrimento envolvido no processo. Se talvez alguém, por "querer facilitar as coisas", por achar quea borboleta "está sofrendo demais", fizer um pequeno corte no casulo, infelizmente a borboleta vai cair no chão e morrer... Ou seja, o processo de sofrimento que a transformação impõe é indispensável para a liberdade e para autonomia de um futuro feliz.
É isso
Os sanguíneos me ensinam o que Jesus veio aqui ensinar: que para ser instrumento de mudança em uma pessoa, você precisa investir o que você tem de mais caro na sua vida: o seu tempo, conviver com quem você quer ser ferramenta de transformação, pois o testemunho no dia a dia é o fator que realmente converte alguém.
Não há maior amor do que dar a vida por seus amigos, e não há maior demonstração de dar a vida do que investir tempo na convivência com quem escolhemos amar.
domingo, 1 de junho de 2025
Assinar:
Postagens (Atom)